quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Robôs cozinheiros preparam panquecas sozinhos!

Muito interessante essa matéria!!
















Uma empresa de robótica da Califórnia apresentou a dupla de robôs James e Rosie, capazes de fazer um excelente café da manhã. Eles realizam todo o preparo de panquecas, desde procurar pelos ingredientes até girá-las na frigideira.
O grupo de especialistas em robótica Willow Garage apresentou James, robô do Programa PR2. Ele abre e fecha portas e gavetas e procura e identifica ingredientes e frascos. Ele usa a internet para a tirar dúvidas e procurar pelos ingredientes corretos, conta o blog Willow Garage, que explica em detalhes o funcionamento dos cozinheiros.
James tem a ajuda de Rosie, um robô da Universidade Técnica de Munique. Para cozinhar as panquecas, ela utiliza conhecimentos de compensação gravitacional, correções de ângulo e tempo de preparo com relação à quantidade de massa utilizada.
O vídeo do longo - mas interessante ¿ preparo das panquecas está disponível pelo atalho tiny.cc/8wu6k. Rosie realmente leva a platéia ao delírio quando vira a panqueca, arrancando vários aplausos.
Como destaca o site Gadget Lab, da revista Wired, por trás de simples tarefas domésticas os robôs mostram avançadas tecnologias de engenharia. As características incluem aprendizado, inferência de probabilidade e planejamento de ações.
Há alguns meses, pesquisadores italianos anunciaram o braço robótico WAM, que é capaz de "aprender" a virar panquecas. Mas ele pode estar perdendo seu posto de melhor cozinheiro robô (se já não tiver perdido) para a incrível impressora de comida do MIT.
Os robôs-cozinheiros, porém, não estão a venda, e nem há nenhuma perspectiva para isso ainda. Porém, o Willow Garage acredita na capacidade da dupla para o futuro dos serviços robóticos.

Matéria disponível em:

Nenhum comentário:

Postar um comentário