domingo, 14 de novembro de 2010

Resenha do texto: A práxis pedagógica presente e futura e os conceitos de verdade e realidade frente às crises do conhecimento científico no século XX.

BONILLA, Maria Helena. A práxis pedagógica presente e futura e os conceitos de verdade e realidade frente às crises do conhecimento científico no século XX. In: PRETTO, Nelson De Luca. Tecnologias e novas educações. Salvador: EDUFBA, 2005. p.70-81.

O texto da autora Bonnila aborda inicialmente as transformações e os avanços tecnológico-científicos que vêem acontecendo e a relação destes com as mudanças de relações e organizações sociais.
As mudanças que ocorrem na sociedade estão ligadas a visão de ordem. Para cada época como a Medieval, a Moderna e a Contemporânea, há uma idéia de ordem. No período Medieval a noção de ordem era tida como sem tempo, onde “cada coisa tinha o seu lugar natural”, o homem tinha uma ligação apenas de contemplação com a natureza e a religião era muito predominante. No período Moderno a noção de ordem e os pensamentos estavam ligados a valorização da linguagem e da escrita, houve um avanço e um destaque para a utilização da tecnologia visual.
Outro aspecto tratado no texto relata o papel da escola frente aos avanços tecnológicos, que a cada dia se destacam em nossa sociedade.
A escola atual se reduz apenas ao processo de transmissão do conhecimento, pois pra ela não interessa o que acontece fora do seu contexto. Para a autora a escola está em crise, por conta disso não há essa interação entre o ambiente externo e interno da escola.
Muitos professores seguem nesse mesmo ritmo das escolas, não enxergam as mudanças que vem acontecendo e não sabem como incorporá-las em seus planejamentos. Tudo isso por conta da mentalidade tradicionalista que está impregnada há muito tempo na prática do professor, onde o mesmo continua acreditando ser o único detentor de saber e responsável pela tarefa de depositar no aluno o conhecimento, conduzindo então o processo de aprendizagem em forma individualista, sendo que deveria ser um processo coletivo.
A autora conclui então o texto relatando que a tecnologia pode auxiliar muito o professor em sua prática, pois por meio da inserção dessas várias tecnologias, o professor pode proporcionar uma aula mais atrativa, despertar nos alunos mais interesse nos conteúdos a serem passados e, sobretudo possibilitar a inclusão dos mesmos nas novas tecnologias.
A aprendizagem não deve compreendida como relevante apenas aquela que é dada somente no espaço escolar, pois a aprendizagem também pode ser construída em outros contextos, muitas vezes muito mais significativa que a proposta na escola.

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