quarta-feira, 8 de setembro de 2010

EaD - EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA - breve comentário


disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=bxK9KtF4Dvk


É uma modalidade de ensino-aprendizagem que utliza tecnologias como ambientes virtuais, fóruns, vídeo streaming etc, tudo isso para transmitir conhecimento à estudantes que geralmente não possuem tempo ou moram distante das capitais.

O ensino à distância no Brasil teve início no século XX, começando primeiramente com os telecursos e posteriormente que o ensino superior começou a crescer.
Apesar de muitas pessoas não acreditarem muito no ensino à distância, o último ENADE que aconteceu em 2006 provou que esta modalidade de ensino vem se destacando cada vez mais, onde o melhor resultado ficou com os cursos de graduação à distância. Isto comprova que a educação a distância tem muito a crescer e que seus alunos mesmo não tendo um professor presencialmente, são capazes e estudiosos quanto os estudantes de ensino presencial.
Uma possível preocupação que muitos especialistas apontam em relação ao ensino EAD é a forma como muitas Insituições de ensino Superior ofertam seus cursos. Segundo a Coordenadora Bernadete Gatti da Fundação Carlos Chagas menciona que o principal problema é a falta de fiscalização destes cursos e a pouca verba destinada aos tutores, pessoas responsáveis pelo acompanhamento das atividades destinadas aos alunos.


PERFIL DO ALUNO EAD
O aluno EAD antes de tudo deve ser alguém responsável, organizado e dedicado, pois para se dar bem nos estudos ele deve traçar uma rotina de estudos, para que não perca o ritmo das aulas e atividades. É importante também que o aluno participe das interações no fórum de discussão, para interagir com outros alunos e com os professores das disciplinas, até porque para muitas Instiituições esta participação é avaliada. O aluno também deve pesquisa muito, consultar outros livros e fazer leituras diferentes dos materiais didáticos disponibilizados pela faculdade.


FIQUE ATENTO!

Antes de escolher uma faculdade de ensino superior a distância pesquise primeiro se a mesma está credenciada e se é reconhecida pelo MEC, pois muitas Instituições preferem investir em tecnologias, como computadores avançados, telas de auta resolução e etc, ao invés de investir em conhecimento, conteúdo, nos profissionais (professores e turores) e até mesmo no próprio curso.


CURIOSIDADES
Ao contrário do que muitas pessoas pensam, os alunos EAD não realizam seus estudos quando querem. Existe uma programação de estudos para estes alunos. Os mesmos muitas vezes devem comparecer ao pólo da faculdade 2 vezes por semana, uma para assistir as aulas de vídeo-streaming e uma outra para realizar e concluir as atividades propostas pelos professores.


O certificado dos alunos formados em EAD não consta a informação de que o curso foi feito já eta distância, justamente para evitar que o preconceito já existente perpetue ainda mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário