quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Como colocar os pequenos em contato com a Literatura.



Garantir o contato com as obras e apresentar diversos gêneros às crianças pequenas é a principal função dos professores de creche e pré-escola para desenvolver os comportamentos leitores e o gosto pela literatura desde cedo.
Elisa Meirelles

Todos os especialistas concordam que, num país como o Brasil, a escola tem um papel fundamental para garantir o contato com livros desde a primeira infância: manusear as obras, encantar-se com as ilustrações e começar a descobrir o mundo das letras. É nas salas de Educação Infantil que você, professor, deve apresentar os diversos gêneros à turma. Nessa fase, o que importa é deixar-se levar pelas histórias sem nenhuma preocupação em "ensinar literatura". Ler para os pequenos e comentar a obra com eles é fundamental para começar a desenvolver os chamados comportamentos leitores.


 
Leia a reportagem na íntegra no site: http://revistaescola.abril.com.br/educacao-infantil/4-a-6-anos/literatura-educacao-infantil-comecar-muitos-livros-584120.shtml

Um comentário:

  1. Sempre acreditei que antes de ser uma atitude pensada no Âmbito pedagógico, essa fosse uma atitude de bom senso. O melhor é quando professores nos incutem esse desejo e ele é preservado por toda a vida. Me lembro do meu professor que me mostrou o verdadeiro amor pela escrita. Acontece o mesmo com a leitura.

    Boa postagem!

    ResponderExcluir